BEM VINDO AO MEU ESPAÇO


Ursinho costurando - OrkuGifs

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Boneco "Zezinho do Samba Reggae"

 Mais um boneco para usar na dinâmica da educação escolar. A professora solicitou um boneco de 1m para trabalhar com seus alunos a cultura local.
 Batizado com o  nome de "Zezinho do Samba Reggae",   o boneco vai ser personagem principal para  falar  da historia do olodum.

O Olodum é um bloco-afro do carnaval da cidade de Salvador, na Bahia.  Fundado em 25 de abril de 1979 durante o período carnavalesco como opção de lazer aos moradores do Maciel-Pelourinho, garantindo-lhes assim, o direito de brincarem o carnaval em um bloco e de forma organizada. É uma organização não governamental (ONG) do movimento negro brasileiro.[2] Tem sua sede localizada no Centro Histórico de Salvador, o Pelourinho, onde acontecem a maioria das suas apresentações. E, atualmente, tem como diretor João Jorge.[3] Desenvolve ações de combate à discriminação social, estimula a autoestima e o orgulho dos afro-brasileiros, defende e luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas, na Bahia e no Brasil.
fonte aqui
A palavra Olodum é de origem yorubá e no ritual religioso do candomblé significa "Deus dos Deuses" ou "Deus maior", Olodumaré, que não representa um orixá, e sim, o Deus criador do universo e dele senhor.
                                                                   Fonte aqui

                                         no final em ficou com um 1,08m de charme e muito axé..

                                                                        As cores.
Segundo Zulu Araújo, do departamento de cultura do Olodum, em documento de circulação interna do bloco: "As cores do Olodum, basicamente, são as cores do Pan-africanismo e simbolizam respectivamente: o verde, as florestas equatoriais africanas; o vermelho, o sangue da raça negra; o amarelo, o ouro da África, a maior produtora mundial; o preto, o orgulho da raça negra; e o branco, a paz mundial. Estas também são as cores do Rastafarianismo e do movimento reggae. Portanto, são as cores internacionais da diáspora africana".               
                                                       fonte aqui
                                       as roupas foram feitas sobre medida- Para cada peça foi usado 30cm de tecido os sapatos forma pintados com tintas para tecidos. as meias pequenos retalhos de malha, colados para dar o acabamento final.

                                              a cima, confeccionado no algodão cru.

 O grupo  tem sua identidade   própria e para que o boneco chegasse próximo ...    foi tingindo com chá preto, nogueira  
essa imagem tem 3 demãos de cobertura com chá preto. No resultado final  para ficar com a cor morena foram 8 demãos de chá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Boneca Lia

Domingo foi dia de bonecar. Todos os detalhes escolhido pela cliente para ficar igual a aniversariante. Amei😍😍 https://www.instagram.com/i...